Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

Institucional

????????????????????????????????????

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, criado em 1946 com o objetivo de contribuir para a valorização do trabalhador, é uma entidade de direito privado com organização e administração delegadas à Confederação Nacional do Comércio. Já no ano seguinte, foi criado o SENAC no Maranhão, inicialmente apenas como Delegacia.

Devido aos resultados apresentados e ao justo reconhecimento da Federação do Comércio do Estado, o SENAC logo se transformou definitivamente em Administração Regional. Sua constante evolução, resultado do forte compromisso com o desenvolvimento do Maranhão, tem como consequência natural o seu posicionamento de maior centro de educação profissional do Estado.

Centros de Educação Profissional: mais de 200 cursos profissionalizantes

Instalados estrategicamente nos municípios de maior importância econômica para o Maranhão – São Luís, Imperatriz, Bacabal, Caxias e Santa Inês, os Centros de Educação Profissional do SENAC atendem em média 7.200 alunos por dia nas áreas de informática, comércio, gestão, imagem pessoal, comunicação, artes, saúde, idiomas, conservação e zeladoria, turismo e hospitalidade.

Visando abranger um público cada vez mais amplo, a Instituição apresenta variados cursos profissionalizantes nas áreas de Saúde, Beleza, Idiomas, Gestão, Comércio, Informática, Conservação e Zeladoria, Moda, Artes, Design, Comunicação, Segurança, Hospitalidade e Turismo. Nos últimos quatro anos, a Instituição, no Estado do Maranhão, atendeu a quase 150 mil pessoas em diversos municípios do Estado, principalmente, nas cidades em que possui Centro de Educação Profissional.

Além dos cursos ministrados na programação comercial, o Senac no Maranhão trabalha, com grande intensidade, cursos oferecidos através do Programa Senac de Gratuidade – PSG, da própria Instituição, que oportuniza a pessoas de baixa renda participar das programações e se preparar para esse importante momento do mercado de trabalho. Em quatro anos (2011 a 2014), o PSG beneficiou mais de 30 mil pessoas com qualificação profissional. Independente do programa, a Instituição desenvolve uma proposta pedagógica que une os conhecimentos necessários e a prática social dos alunos no mundo do trabalho, levando-os a pensar sobre as relações humanas desenvolvidas.

Atualmente, o SENAC desenvolve um grande trabalho em Postos Avançados nos municípios de Balsas, Codó e Timon, com estrutura formada por salas de aula, laboratórios de informática, laboratório de beleza, laboratório de costura, sala de coordenação e sala de instrutores. Nos municípios de Barreirinhas e Pinheiro, o SENAC atua por meio de escritórios de relacionamento, com equipe formada por assessores técnicos e agentes administrativos responsáveis pela execução do trabalho.

Os cursos oferecidos pelo Senac focam não somente o ensino profissionalizante, mas também a pós-graduação, cursos técnicos e os cursos livres. Ou seja, cursos que se adaptam de acordo com as necessidades dos mais diversos públicos, inclusive por meio da rede de Ensino à Distância – EAD, que possui uma boa variedade de cursos com a mesma qualidade dos cursos presenciais.

É, ainda, de grande importância para o Senac e para os maranhenses o Programa de Inclusão Social – Senac Faz Sua Parte, porque através dele a Instituição atende de forma gratuita e direta as comunidades da periferia dos municípios de Imperatriz, Bacabal, São Luís, Caxias e Santa Inês. Esse programa é executado em parceria com organizações de caráter social nas comunidades existentes.

O SENAC/MA é pioneiro na introdução de novas tecnologias no ensino, como vídeos e softwares educacionais, além de possuir instalações modernas e confortáveis, em três blocos que somam 4.000 m² de área construída, interligada por jardins e pelo pátio, onde se concentram os espaços pedagógicos e administrativos. A Instituição tem como missão: “Educar para o trabalho em atividades de bens, serviços e turismo”.

Assim, o Senac no Maranhão tem ajudado o Estado a se desenvolver oferecendo profissionais qualificados e preparados para que o mercado não pare de gerar mais e mais trabalho.

Compartilhe: