Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

6 de junho de 2022, 9:57 - Por Assessoria de Comunicação

Aprendizes coordenam projeto que promove a prática de esportes para crianças em estado de vulnerabilidade

TIMON – Na terça-feira, 17, os alunos do Programa de Aprendizagem em Serviço de Supermercado do Senac apresentaram os resultados do projeto “Aprendizes em Ação”, que foi realizado durante o mês de março e teve o objetivo incentivar a pratica de esportes entre estudantes na faixa etária de 7 a 13 anos das instituições EMEF Ney Rodrigues e EMEF Budaruiche. A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Timon – MA, por meio das secretarias de Educação e Esportes.

O projeto surgiu da necessidade de proporcionar, de forma racional, pedagógica e sistemática, às práticas esportivas para crianças em estado de vulnerabilidade, com enfoque nas áreas teóricas e práticas de futsal e handebol. A ação foi desenvolvida pelo Laboratório Juventudes, que faz parte da grade curricular dos aprendizes.

Atividades físicas realizadas durante a execução do projeto “Aprendizes em Ação”

30 alunos do Programa de Aprendizagem responsáveis pelo projeto apresentaram os resultados para os supervisores e convidados da comunidade. Estiveram presentes durante a ação, a instrutora do Senac Thais Alice, o assessor técnico da Secretaria Municipal de Esportes, Juventude e Lazer (SEMEJ), José Marcelo, o representante da coordenação de esportes da Secretaria Municipal de Educação, Heitor Assunção, e o diretor da escola EMEF Budaruiche, Raul Mendes.

Jessica Da Silva Ribeiro, uma das alunas do Senac responsáveis pela ação, comentou sobre o projeto, “trouxe muitos momentos positivos para nossas vidas. Eu pude perceber a diferença dentro da comunidade, e a importância que cada um teve para que essa realização ocorresse. Aprendi que idade não limita a responsabilidade e que por mais simples que seja nossa atitude dentro de uma ação, ela será transformadora para alguém”, destacou.

A instrutora do Senac responsável pela turma realizadora do projeto, Thais Alice, ponderou a respeito do esporte como fator de desenvolvimento, “Crianças e adolescentes muitas vezes encontram no esporte a ajuda para seus problemas, ele é um aliado na educação. O projeto visa contribuir para o desenvolvimento integral dos beneficiados, democratizando o acesso a práticas esportivas e reduzindo a exposição de crianças a situações de risco”, ressaltou.

Por fim, Heitor Assunção, falou sobre a importância da ação. “Gostaria de parabenizar os jovens que fazem parte do projeto e o Senac por utilizarem o esporte como ferramenta de inclusão social, em especial nesse período ocioso e pós-pandemia. O esporte pode ser uma das mais poderosas e acessíveis ferramentas de inclusão social que temos em mãos. Através dele, as crianças fortalecem laços afetivos, aprendem a perder e também a como agir quando vencer, mostra que existem regras a serem respeitadas”, finalizou o representante da coordenação de esportes da Secretaria Municipal de Educação.

Texto: Ester Ramos

Revisão: André L. Souza

Compartilhe: