Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

10 de maio de 2021, 11:55 - Por Assessoria de Comunicação

II Encontro de Aprendizagem do Senac em Caxias aborda Saúde Mental

CAXIAS – O distanciamento social tem sido apontado como um dos meios de evitar o alastramento do novo coronavírus. Entretanto, o isolamento, as horas a mais em casa trouxeram novas configurações na convivência e na forma de se relacionar, potencializando, assim, os casos de ansiedade, aflição, tristeza e estresse. Tais agravos necessitam ser monitorados especialmente em jovens, que tiveram um afastamento da sua rede de convívio sócio afetivo. Pensando nisso, o Senac em Caxias realizou o II Encontro de Aprendizagem, que abordou o tema “Saúde Mental: desafios e perspectivas do jovem na atualidade”.

Evento aconteceu remotamente

O evento aconteceu no formato remoto e contou com a participação da gerente do Senac em Caxias, Rosilene Bonfim; supervisão pedagógica, instrutores, aprendizes de Caxias, Codó e Santa Inês e do palestrante e psicanalista Fernando Braga, totalizando aproximadamente 120 participantes.

Na ocasião, os participantes acompanharam a palestra “Saúde Mental: desafios e perspectivas do jovem na atualidade”, conduzida pelo psicanalista Fernando Braga, que também apresentou exercícios que podem ajudar a diminuir a ansiedade. Após a palestra, houve um momento de socialização, onde foi possível esclarecer dúvidas e interagir com o palestrante. Diante do atual cenário no país, o II Encontro de Aprendizagem representou uma estratégia de auxílio à prevenção ao adoecimento mental, confirmando o compromisso do Senac no apoio à vida e à saúde mental dos seus alunos e empregados.

Ao todo, cerca de 120 pessoas participaram do momento

De acordo com a gerente da unidade em Caxias, Rosilene Bonfim, esta foi mais uma importante ação voltada à conscientização e cuidado à saúde mental. “Esse ainda é um tema visto como tabu por muitas pessoas, pensando em desestigmatizar o assunto, preparamos este momento aos nossos aprendizes para falar sobre a importância da saúde mental, e os cuidados que podemos devemos ter diariamente”, enfatizou.

O psicanalista Fernando Braga agradeceu pela oportunidade de falar sobre o tema e trocar experiências com os jovens aprendizes. “Me sinto grato pelo espaço dado pelo Senac, e mais gratificante ainda é saber que alguns jovens foram tocados de alguma forma. O importante é estar em estado de vigília, abraçando suas emoções e sendo honesto com a sua história de vida, pois só assim poderá ter consciência de quem você é e desta forma, promover um ambiente favorável para sua saúde mental e física”, destacou. “Os jovens no geral precisam ser abraçados, acolhidos. O momento atual de incertezas sobre o futuro gera uma demanda de ansiedade e depressão que precisamos estar atentos, concluiu o palestrante do evento.

Compartilhe: