Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

10 de maio de 2019, 11:34 - Por Assessoria de Comunicação

Maranhão participa de Festival Gastronômico do Senac em Brasília

Thaynara Gaspar e Júnior Lisboa, durante aula-show. Foto: Alexandre Brum

BRASÍLIA – O chef de Cozinha do Restaurante-Escola do Senac, Júnior Lisboa, e a instrutora de Cozinha do Senac, Thaynara Gaspar, embarcam neste domingo, 12, para Brasília (DF), no intuito de participarem da primeira edição do Festival Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo, que acontecerá no Restaurante-Escola Senac no 10º Andar do Anexo IV da Câmara dos Deputados. A ideia é propor ao público participante uma viagem gastronômica a essa região do país, cujos aromas, sabores e cores são tão característicos. O evento acontece terça e quarta-feira, 14 e 15 de maio, e receberá, além do Maranhão, os chef’s do Senac oriundos dos diferentes estados do Nordeste e do Espírito Santo, que elaborarão pratos, apresentando as tradições e os ingredientes que dão um toque especial no sabor da culinária nordestina e capixaba, além da proposição de uma releitura criativa às suas preparações.

O Festival Gastronômico é uma iniciativa do Senac Nacional, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste e terá um menu especial contemplando entradas, pratos principais e sobremesas das regiões e será uma oportunidade de oferecer ao público do Restaurante-escola Senac degustação de pratos regionais. Com o objetivo de valorizar as publicações institucionais, os pratos representativos de cada Estado serão escolhidos para a coleção da Culinária Nordestina, da Editora Senac.

Itens de decoração regional serão expostos no evento. Foto: Alexandre Brum

O Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, e a gerente do Restaurante-Escola do Senac, Gabriela Vasconcellos, também participarão do evento, especialmente no dia 15 de maio, data escolhida para serem servidos os pratos da culinária maranhense, ao lado de preparos da Bahia, Pernambuco e Piauí. “Os festivais gastronômicos são hoje espaços de promoção territorial como destino turístico, de difusão e valorização de um dado patrimônio alimentar, bem como de experiências, intercâmbios e aprendizagem. Contribuem tanto para preservar tradições culinárias, divulgando técnicas, práticas e produtos da terra, quanto para disseminar novas tendências. Assim, profissionais experientes e novos talentos encontram nesses eventos oportunidades de não só expor suas criações, mas também de entrar em contato com novos conhecimentos”, ressaltou o Diretor Regional, Ahirton Lopes, sobre a importância do evento.

Dada a oportunidade de reunir os chef’s de nove estados ao mesmo tempo em Brasília, será também organizado um momento de educação formal para gerar uma integração. Dessa maneira, será realizado o curso de Preparo de Verrines (08 horas com certificação pelo Centro de Aperfeiçoamento em Gastronomia do Senac), para os 18 profissionais dos Departamentos Regionais do Senac no Nordeste e Espírito Santo, que estarão em Brasília por ocasião do Festival.

Compartilhe: