Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

16 de maio de 2019, 10:25 - Por Assessoria de Comunicação

Enólogo francês ministra palestra no Restaurante Escola

Alunos da turma de Garçom assistem à palestra “Harmonização e Prática de Serviços do Espumante”, ministrada pelo enólogo francês – François Hautekeur. Foto: Assessoria de Comunicação, Marketing e Evento

SÃO LUÍS – Na manhã de quarta-feira, 15, no Restaurante Escola do Senac, os alunos da turma de Garçom assistiram à palestra “Harmonização e Prática de Serviços do Espumante”, ministrada pelo enólogo francês, François Hautekeur. Com vasta experiência, o representante do grupo Louis Vuitton Möet Hennessy compartilhou informações sobre o processo de produção do espumante, como harmonizá-lo com refeições, a melhor forma para consumo, a maneira correta de armazenamento e as boas práticas na hora de servir.

Após o conteúdo teórico, os alunos puderam participar de uma degustação com dois espumantes da marca Chandon: Réserve Brut e o Brut Rosé. O primeiro é composto por uma combinação de uvas Riesling Itálico, Chardonnay e Pinot Noir. Seu sabor é mais fresco e com notas de frutas cítricas e secas, e harmoniza bem com ostras frescas, saladas verdes, sushis e sashimis, queijos leves, carne branca. Já a segunda, tem um sabor mais cremoso e aveludado e combina com salada caprese, carpaccios, sushis e sashimis, cogumelos, queijos meio fortes, sobremesas de frutas vermelhas. “Entender o processo pelo qual o produto passa, saber as informações mais relevantes sobre os espumantes e aprender a prática de serviços é muito válido para estes alunos, pois eles evitam erros. E tudo que ensinamos hoje acrescenta na formação desses futuros profissionais que passam a conhecer mais sobre vinhos e em especial os da marca Chandon”, ressaltou o enólogo, François Hautekeur.

O enólogo, François Hautekeur. demonstra a maneira correta de abrir o espumante. Foto: Assessoria de Comunicação, Marketing e Evento.

Este tipo de experiência proporciona aos alunos uma formação profissional mais holística e diferenciada. “Esse conhecimento só acrescenta para o nosso aluno. Hoje eles puderam degustar o espumante e assim aprender mais sobre o produto para ter mais propriedade ao explicar para o cliente quando for questionado sobre harmonização, sabor, aroma entre outros fatores”, disse o maître do Restaurante Escola, Edson Pereira. 

O contato prévio com as práticas do mercado é algo que os professores sempre procuram trazer para as aulas como forma de aproximar o aluno ao mundo do trabalho. “É muito importante que nossos alunos tenham a aproximação com o mercado de trabalho, então sempre que temos a oportunidade deles irem até o mercado e o mercado vir até eles, nós aproveitamos ao máximo. Principalmente quando se trata de um enólogo mundialmente conhecido e que trabalha no maior e principal grupo de luxo do mundo”, afirmou a coordenadora pedagógica, Adriana Mesquita.

Os alunos esclareceram dúvidas e interagiram com o enólogo durante toda a palestra. “Participar da palestra foi maravilhoso. Pude conhecer todas as curiosidades de uma das principais marcas de espumantes do Brasil e aprimorar conhecimentos e técnicas sobre vinho, o que é essencial para minha profissão, pois necessito conhecer a bebida que irei servir ao cliente para executar um serviço mais satisfatório”, comentou a aluna, Pâmela Welyne. “Foi muito interessante conhecer a marca Chandon, que nasceu na França e se criou no Brasil. Aprender todo o processo de produção, história, e técnicas de harmonização, fez com que eu enriquecesse e aprimorasse os meus conhecimentos em vinho. Sem sombra de dúvidas, essa aprendizagem será essencial para o meu desenvolvimento como profissional”, pontuou o aluno, Rômulo Almeida.

E para quem deseja aprender mais sobre bebidas, o Senac está com matrículas abertas para a turma de Elaboração de Drinques e Coquetéis. Com carga horária de 20h, o curso tem como objetivo de oportunizar o aperfeiçoamento de técnicas para o preparo de drinques e coquetéis. Destina-se a profissionais atuantes em bares e restaurantes que visam o crescimento do campo de sua atuação.

Há também o curso de Maître que objetiva promover a construção de conhecimentos relativos à supervisão e organização das rotinas de trabalho das equipes de atendimento em bares e restaurantes, visando à formação de profissionais capazes de atuar com excelência e responsabilidade no mercado de trabalho.

Outras informações pelo telefone (98) 3198-1113 ou pelo WhatsApp (98) 3198-1103.

Alunos recebem ficha técnica com os produtos da Chandon. Foto: Assessoria de Comunicação, Marketing e Evento.

Compartilhe: