Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

4 de setembro de 2018, 16:07 - Por Assessoria de Comunicação

Aplicativo de celular ajuda clientes na identificação de produtos em supermercados

Alunos fazem representação de como o aplicativo funcionaria na prática. Foto: Assessoria de Comunicação – ASCME.

SÃO LUÍS – Eletrônicos, computadores, atendimentos virtuais, a tecnologia está em todo lugar. Participante da vida das pessoas, ela organiza, lembra e funciona como ferramenta indispensável nas tarefas do dia a dia. Você consegue imaginar alguma atividade que desempenha sem que haja a utilização da tecnologia? Difícil, não é?!

Este importante instrumento possibilita que uma cirurgia seja realizada sem abscindir o indivíduo, permite conversar – por meio de um celular – com uma pessoa do outro lado do mundo. A tecnologia não pára e a cada dia surge uma novidade tecnológica capaz de facilitar o cotidiano da sociedade.

Segundo a Pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil (CETIC.br), realizada no ano de 2016, há um crescente no que tange às utilizações de ferramentas tecnológicas. Segundo estes dados, o computador, bem como o celular e a internet são os grandes recursos mais acessados pelas pessoas.

Simbolizando o Aplicativo “SSB Technology”, aluno exibe Layout do produto. Foto: Assessoria de Comunicação – ASCME.

Compreendendo o mercado local, a partir de pesquisa e visão empreendedora, os alunos da turma 302 do curso de Aprendizagem em Serviços de Supermercados, do Senac, desenvolveram um aplicativo para ajudar as pessoas durante as compras. O Findssb Technology, como é chamado, dentre as muitas funções, permite que o cliente descubra onde o produto está localizado e, de imediato, faça o cálculo dos produtos que irá levar.      

A iniciativa é resultado da percepção dos alunos, frente a realidade encontrada nos seus locais de trabalho. A ideia foi levada para sala de aula, aonde aconteceu o desenvolvimento do produto e, posteriormente, foi exibido na II Mostra da Aprendizagem do Senac, que aconteceu em agosto no Parque do Bom Menino, em São Luís. Segundo a instrutora do Senac, Cirlene Araújo, foi desafiador participar do projeto e poder auxiliar os alunos durante esse processo. “Nós, em conjunto, pensamos de que forma esse aplicativo poderia atender esse público e, até mesmo, como esses produtos poderiam ser armazenados de modo sustentável”, esclarece.

Alunos, instrutores e coordenação, registram o momento na escada do Senac em São Luís como forma de identificar todos envolvidos no projeto. Foto: Assessoria de Comunicação – ASCME.

O aplicativo permite, ainda, que o cliente faça um balanço de valores sobre determinado produto e perceba qual o mais acessível. Além de atentarem para os tipos de alimentos mais consumidos pelas pessoas, os alunos pensaram em incluir descrições de alimentos que, no seu processo de embalagem, utilizassem métodos ecológicos. “Pensamos em um aplicativo simples e útil, que trouxesse praticidade para o cliente. Além de incluirmos alimentos de toda natureza e disponibilizarmos essas informações aos clientes e donos de supermercados, incluímos informações ecológicas sobre os produtos, explica o aluno do Senac, Marcos Paulo.

Em pesquisas realizadas, os alunos constataram que não existe em São Luís, uma ferramenta tecnológica como essa, por isso, sondam a possibilidade de patentear o produto. 

 

Compartilhe: