Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

23 de agosto de 2018, 11:58 - Por Assessoria de Comunicação

Acessibilidade, Jogo Educativo e Café Gourmet marcam II Mostra da Aprendizagem em Caxias

CAXIAS –  Responsabilidade social, empreendedorismo e sustentabilidade marcaram a II Mostra da Aprendizagem que aconteceu nos dias 14 e 15 deste mês no Senac em Caxias. Mais de 300 pessoas participaram do evento que contou com o envolvimento das turmas de aprendizagem, alunos de outros cursos da Instituição, familiares dos estudantes, representantes de empresas participantes do Programa Jovem Aprendiz e a equipe pedagógica do Senac.

Com o objetivo de proporcionar uma melhor interação entre as turmas do Programa de Aprendizagem e de estimular a habilidade criativa dos alunos no desenvolvimento de novos produtos e serviços, a mostra conseguiu sensibilizá-los no que diz respeito à importância do trabalho em equipe. Além disso, foi um momento oportuno para troca de experiências, conhecimentos e para a prática da teoria aprendida em sala. “Durante o evento foi perceptível a cooperação e interação entre os aprendizes, planejamento e segurança na apresentação dos produtos, efetiva participação durante toda a Mostra. Isso fez com que as turmas interagissem de forma a desempenharem um excelente trabalho em equipe de forma criativa e inovadora, utilizando a aplicação dos conteúdos adquiridos em sala de aula, e apresentando um melhor relacionamento interpessoal assim como o desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas”, ressaltou o instrutor Robert Willian. 

No primeiro dia de atividades, foi ministrada a palestra “Empreendedorismo e Mercado de trabalho”, em que pontos como a importância da qualificação profissional e as mudanças que constantemente ocorrem no mundo do trabalho foram ressaltados. Posteriormente, houve uma apresentação musical com os aprendizes da turma de Serviços Administrativos e em seguida aconteceu a realização do sorteio para a ordem de apresentação do “Produto inovador” e a entrega de poesias – criadas pelos próprios aprendizes – ao público presente.

No segundo dia, a programação continuou com a apresentação dos projetos e a formação da banca de jurados – composta por alguns representantes empresariais que fazem parte do programa. “Ações como esta objetivam contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do Aprendiz, dentro e fora da sala de aula. São eventos como este que reafirmam o compromisso do Senac com a comunidade, realizando programas sérios perante a sociedade, formando alunos para a cidadania e para o mercado de trabalho, realizando uma verdadeira transformação social e obtendo excelentes resultados”, destacou o supervisor pedagógico Valdmilson Milhomem Costa.

A turma de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, turno vespertino, criou o Jogo de Tabuleiro: um jogo educativo que teve como finalidade proporcionar conhecimento sobre assuntos administrativos de forma lúdica e aguçando o interesse do jogador pela área administrativa. Os representantes da turma de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos, turno matutino, inventaram a Cartilha para Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais, em que o foco foi a conscientização da comunidade empresarial sobre a importância de incluir, em todos os aspectos, esses consumidores que necessitam de um atendimento diferenciado e de qualidade. Já a turma de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas trouxe como produto inovador o Café gourmet feito a grão. A ideia busca trazer para a cidade de Caxias (MA), um café diferenciado, direto do produtor, que de acordo com a turma, tem mais qualidade, sabor e naturalidade.

No horário vespertino, os alunos apresentaram uma música de composição autoral conjunta, realizaram uma dinâmica de acolhimento e encenaram uma peça teatral voltada ao atendimento de pessoas com necessidades especiais, e sua inserção no mercado de trabalho. Prosseguindo com a programação, o Sebrae contribuiu com uma palestra ministrada pelo convidado Paulo Gilberto. O tema foi “Inovar para competir”, em que aspectos como conceitos relativos à inovação e os processos de gestão da inovação foram ressaltados juntamente com a importância em continuar inovando para se manter de forma competitiva no mercado. 

Aproveitando a oportunidade, o instrutor Leonardo Ferreira apresentou ao público presente os cursos disponíveis no portfólio da Instituição e reforçou a importância da qualificação profissional. Houve ainda a exposição de produtos confeccionados pelas turmas a partir de materiais reaproveitados.

Contudo, o momento mais esperado foi a divulgação da votação que premiou as equipes. Em terceiro lugar ficou o Café gourmet feito à grão; em segundo lugar, o Jogo de Tabuleiro; e a grande vencedora da II Mostra da Aprendizagem: a Cartilha para Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais. “A realização da Mostra foi muito importante para nós, enquanto aprendizes, sentirmos uma maior interação e trabalho em equipe; observamos um esforço conjunto de toda a sala. O desenvolvimento da Cartilha para Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais foi uma ideia inovadora e que nos proporcionou conquistar o primeiro lugar, no entanto todos devem se sentir vitoriosos”, enfatizou o aprendiz Adalberto Teixeira de Sousa.

Compartilhe: