Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

14 de maio de 2018, 11:45 - Por Assessoria de Comunicação

“Os desafios de ser mãe na era digital” é tema de evento em homenagem ao Dia das Mães

SÃO LUÍS – Na tarde do dia 11, sexta-feira, no Restaurante Escola, as servidoras do Senac e Fecomércio participaram do evento institucional em homenagem ao Dia das Mães. Com o objetivo de proporcionar um momento descontraído propício para aumentar a integração da equipe, mostrar a importância das servidoras que são mães por meio do evento em comemoração à data, e de promover conhecimento de interesse para o público em questão, o tema escolhido foi “Os desafios de ser mãe na era digital”, sendo apresentado em duas etapas: um stand up comedy na abertura e uma palestra no fechamento. 

Fortalecer os laços afetivos com os filhos, que cada vez mais se distanciam, refugiando-se no mundo virtual, tornou-se uma das maiores preocupações das mães que vivem na era digital. Além disso, existe uma cobrança social, reforçada pelas redes sociais digitais, para ser a melhor profissional, melhor esposa, melhor mãe e inúmeras outras funções que a mulher desempenha na sua vida.

Os avanços da tecnologia, que deveriam vir para trazer melhorias e facilitar o dia a dia, muitas vezes acabam se tornando motivo de angústia e transtorno para quem exerce a maternidade. 

Diante desse cenário, pensou-se em um momento no qual essa realidade pudesse ser discutida de forma leve e trazendo a visão de um especialista para instruir as mães de como lidar com essas situações e usar a tecnologia disponível de forma saudável e em seu benefício. “Foi o meu primeiro evento participando como mãe, pois eu estou grávida do meu primeiro filho. Achei o tema muito atual e importante de ser discutido. A forma como a temática foi abordada nos trouxe formas de como lidar com essa realidade, o que foi muito relevante. Gostei bastante do evento e da interação entre as pessoas”, contou a servidora Ariane Bezerra.

A ideia do evento foi tratar de um tema que fosse comum a todas as mães da Instituição e, apresentá-lo de forma acessível e divertida, sendo essencial para a interação entre o público. “Estabelecer um limite de utilização, fazer uso saudável das redes sociais e ensinar isso para as crianças, assim como determinar regras para o uso do celular no caso de pais que disponibilizam o aparelho para os filhos. É importante que os pais sejam exemplos porque não adianta de nada cobrar dos filhos se você não tem a mesma conduta que está cobrando. Quando a gente tem palestras que são psicoeducativas, que são preventivas, isso faz com que as pessoas possam se perceber e fazer algumas reflexões”, comentou a psicóloga e palestrante, Cristiane Silva. “Hoje em dia percebemos que o cotidiano nos consome muito e nem sempre usamos a tecnologia ao nosso favor. A proposta foi trazer essas questões de forma cômica para despertar em cada participante a reflexão do seu comportamento em relação ao uso da tecnologia e os desafios de ser mãe nessa era digital”, disse o humorista, Tedd Mac. 

O evento contou com a participação do Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, que ressaltou a relevância de falar sobre um tema que além de atual desperta o interesse do público materno, e do Presidente do Sistema Fercomércio no Maranhão, José Arteiro da Silva. “Quando se fala em criar filhos na era digital, um ponto que merece cuidado é observar se o conteúdo com o qual as crianças estão tendo contato é pertinente para a idade delas e se é algo edificante. Este evento é também uma demonstração clara de que a Instituição reconhece a importância do papel materno na vida do ser humano”, ponderou o Presidente do Sistema Fercomércio no Maranhão, José Arteiro da Silva.

Além do stand up comedy e da palestra, as mães que compareceram à comemoração ainda foram surpreendidas com sorteios. “Eu gostei do que foi dito porque realmente, nos dias de hoje, a família está se transformando. Eu tive uma criação muito rígida e com o tempo também fui me tornando assim com meu filho, mas depois repensei e fui mudando minha postura. Hoje já falo o que sinto por ele e ele também. Dizemos eu te amo um para o outro, o que antes era difícil de acontecer. Foi muito produtivo o que tratamos aqui. E gostei mais ainda porque fui sorteada, foi a primeira vez na minha vida”, festejou a servidora, Karlene Serra. 

 

 

Compartilhe: