Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

10 de maio de 2018, 14:52 - Por Assessoria de Comunicação

Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional conta com participação do Senac

SÃO LUÍS – O Senac participou na tarde de ontem, 09, do Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional e Inclusão de Adolescentes e Jovens no Mercado de Trabalho – FEAP/MA, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho/MA, que teve como objetivo tratar sobre o novo Plano Nacional da Aprendizagem Profissional, aprovado em abril deste ano pelo Fórum Nacional da Aprendizagem. O evento proporcionou o diagnóstico das ações desenvolvidas pelos agentes envolvidos nessa ferramenta de política pública para a Juventude e construção da Agenda da Aprendizagem para o ano de 2018 no Maranhão.

O Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes, e o membro do Conselho Regional do Senac, Manoel Barbosa, estiveram presentes no fórum e acompanharam os dados e atividades desenvolvidas pelas entidades e órgãos envolvidos com o Programa de Aprendizagem. A diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira, apresentou ao público presente informações sobre a atuação do Senac no Programa. “Atualmente temos 1.840 jovens aprendizes em sala de aula, o que nos deixa muito entusiasmados, já que serão possíveis novos profissionais no mundo do trabalho, e a expectativa para esse ano é que o número de aprendizes cresça ainda mais”, destacou.

Entre 20016 e 2018, 331 empresas já foram atendidas pelo Programa de Aprendizagem desenvolvido pelo Senac no Maranhão, sendo que as empresas com maior número de aprendizes são o Grupo Mateus, Armazém Paraíba, Elo Contact Center, Liliani e Extrafarma. Entre as vantagens do Programa de Aprendizagem apresentadas durante o Fórum são: estar em conformidade com as obrigações legais; demonstrar responsabilidade social, viabilizando a inserção do jovem no mercado de trabalho; preparar profissionais com qualidade para atuar na empresa; profissionais qualificados para atuação eficiente e eficaz no setor produtivo; e redução da rotatividade de funcionários na empresa.

Durante o evento, também foram apresentadas ações como Inspeção do Trabalho, e o desenvolvimento do programa por meio de Institutos Federais de Educação, entidades sem fins lucrativos, e entidades sindicais. “Foi uma reflexão conjunta de vários aspectos que envolvem a dignidade dos adolescentes e jovens quanto à educação, saúde e preparação para seu ingresso com segurança e apoio no mundo do trabalho”, ressaltou a superintendente regional do trabalho, Léa Cristina da Costa e Silva. “No propósito de que essas ações sejam contínuas, conjuntas, articuladas em um amplo diálogo com a sociedade, o Fórum da Aprendizagem se apresenta como um importante espaço para as discussões”, completou.

Também participaram do evento a gerente do Senac em São Luís, Tamires da Silva, e representantes do Ministério do Trabalho, Conselho Estadual do Trabalho/Conset, Justiça do Trabalho, Justiça Estadual, Ministério Público Estadual, Secretarias Estaduais e Municipais, Instituto Federal de Educação/IFMA, Universidade Federal/UFMA, Centros de Referência de Saúde do Trabalhador Estaduais e Municipais – CERESTs, Centrais Sindicais de Trabalhadores, Federações Patronais e de Trabalhadores, Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, Fóruns Estaduais e Municipais de Prevenção do Trabalho Infantil, Fundação da Criança e do Adolescente, Conselho Estadual da Criança e do Adolescente e Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão.

 

 

Compartilhe: