Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

5 de abril de 2018, 10:19 - Por Assessoria de Comunicação

Maranhão define representante para as Competições Senac de Educação Profissional

SÃO LUÍS – O Maranhão já possui seu representante na Ocupação “Serviço de Restaurante” nas Competições Senac de Educação Profissional, evento nacional que identifica talentos aptos a participarem do processo de preparação que define os representantes do Brasil na WorldSkills, que é a mais importante competição mundial de educação profissional. A definição aconteceu na manhã de ontem, 04, após a realização da etapa final da seleção, coordenada pelos instrutores e avaliadores, Edson Pereira e Aldo Martins, no Piano Bar do Restaurante Escola do Senac. Na ocasião, os competidores Apolo Campos e João Victor Melo, demonstraram suas técnicas e habilidades na execução da prova de índice técnico do módulo “Jantar Fino”, que simula um atendimento formal, no qual eles devem montar uma mesa a partir de um cardápio já estabelecido, que inclui uma sequência de pratos: entrada, prato principal e uma sobremesa flambada (serviço de rechaund).

O atendimento foi realizado com clientes externos e convidados pela coordenação das atividades. “É preciso trazer pessoas de fora, que não fazem parte do dia a dia deles, pois o lado emocional precisa ser testado, já que no aspecto técnico os dois foram muito parecidos”, destacou um dos avaliadores, o instrutor Aldo Martins. “A segurança é importantíssima, a postura, avaliamos os mínimos detalhes, a atenção, elegância, simpatia no atendimento, o entusiasmo, esses detalhes fazem a diferença, e nós buscamos sempre um diferencial”, completou Edson Pereira, também avaliador. 

Por uma diferença pequena, após avaliação e lançamento das notas no sistema oficial das Competições Senac de Educação Profissional, com uma pontuação de 72,45, o jovem Apolo Campos foi o selecionado para representar o Maranhão na Ocupação. João Victor finalizou a seleção com um resultado de 71,27 pontos, e com o reconhecimento dos clientes e avaliadores de que seu desempenho foi muito bom, e caracterizado pela dedicação e esforço durante as tarefas.

Maria Abadia Castelo Branco, empresária, foi uma das clientes convidadas e ficou satisfeita com o desempenho dos dois candidatos. “Os dois foram muito bem, já percorreram todo esse caminho de aulas no Senac, se prepararam, e o que mais me chamou atenção no atendimento foi a consciência dos garçons em preparar os pratos, pois acaba com a impressão que temos de que os pratos sempre são atributos da cozinha, é importante que eles também tenham esse aprendizado de montagem e apresentação dos pratos, saber o que estão servindo e a origem, isso ajuda o cliente a saber e gostar do que está sendo servido”, elogiou. 

Com o resultado, Apolo Campos terá uma equipe toda voltada para a sua preparação por meio do Programa de Capacitação com duração de 04 horas diárias. Entre as vantagens de passar por esse preparatório estão acompanhamento médico; tutoria de profissionais: Maître/Cozinheiro; expressão oral e idiomas; bolsa/assistência estudantil; plano de saúde subsidiado; entre outros benefícios, atividades e cursos oferecidos para amparar o competidor durante o período preparatório. Apesar de só um ir para a etapa nacional, todo o percurso tem impacto na formação profissional desses alunos ou egressos pelo fato de permitir o contato com pessoas do mercado e do feedback dado a cada participante. “A competição é uma oportunidade de apresentar a técnica adquirida, as competências desenvolvidas no curso e dá a chance desses jovens mostrarem o talento e ganharem visibilidade. No currículo dele vai pesar muito ter a participação em um seletivo desse nível, além de um rico aprendizado. É uma experiência imensurável”, ratificou a diretora de Educação Profissional do Senac, Daniela Nogueira. 

O Diretor Regional, Ahirton Lopes, acompanhou a etapa final e desejou sucesso a todos. “Eu desejo sucesso aos dois, um nas Competições Senac de Educação Profissional e o outro na vida, quem sabe, logo aparece uma seleção para ser instrutor do Senac e você participa e pode fazer parte do quadro”, declarou. 

Da esquerda para a direita: Edson Pereira, maître e avaliador; Apolo Campos, competidor selecionado; e Aldo Martins, instrutor e avaliador

Da esquerda para a direita: Edson Pereira, maître eavaliador; Apolo Campos, competidor selecionado; Ahirton Lopes, Diretor Regional do Senac no Maranhão; João Victor Melo, egresso do curso de Garçom e competidor; e Aldo Martins, instrutor e avaliador

Apolo Campos (ao centro), competidor selecionado, entre seus clientes durante a prova final, e seus avaliadores

João Victor Melo (ao centro), entre seus clientes durante a etapa final

Os competidores entre a equipe de instrutores de salão do Restaurante Escola do Senac, gerência e coordenação pedagógica

 

Compartilhe: