Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

22 de janeiro de 2018, 17:22 - Por Assessoria de Comunicação

Alunos de Açailândia realizam projeto de conscientização no trânsito

AÇAILÂNDIA – Os alunos de Aprendizagem Profissional Comercial em Supermercados e Aprendizagem em Serviços Administrativos de Açailândia, realizaram na manhã do dia 17, o Projeto Integrador “#DireçãoConsciente”. A campanha aconteceu no cruzamento das ruas Duque de Caxias e Dorgival Pinheiro no centro da cidade, em parceria com a ACIA (Associação Comercial de Açailândia), DMT (Departamento Municipal de Trânsito), COMDIPE (Comercial Distribuidora de Peças), Ceará Alimentos, Malharia União e TV Band.

Ao todo, 37 alunos mobilizaram os condutores de veículos com faixas e entrega de panfletos informativos com o objetivo de incentivar as boas práticas e educação nos perímetros urbanos, uma vez que o número de acidentes em Açailândia cresceu mais de 40% no ano de 2017, com relação ao ano de 2016. O Departamento Municipal de Trânsito e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência também participaram do projeto com a intenção de alertar os condutores e pedestres sobre a importância de prevenir os acidentes, com atitudes conscientes e transformadoras. 

Para o aluno João Marcelo Lima, da turma de Aprendizagem de Serviços de Supermercados, esse trabalho serviu para conscientizar a comunidade de que o trânsito também passa pela faixa de pedestres e que as pessoas precisam estar mais atentas no trânsito. “Neste projeto percebemos que alguns condutores estão atentos no trânsito enquanto outros não, e a atenção é importante para a preservação da vida. Participar dessa campanha foi uma experiência única, saio satisfeito porque foi mais um projeto realizado com sucesso”, disse.

“Realizar um trabalho que possa modificar velhos hábitos e conscientizar as pessoas sobre o papel de cidadão sempre será muito gratificante, para mim como instrutora e educadora, e poder realizar isso com jovens conscientes de suas responsabilidades é muito mais que um dever, é uma missão”, declarou a instrutora das turmas de Aprendizagem, Márcia Castelo Branco. Para Márcia, este projeto foi uma forma de contribuir de forma positiva para transformar a consciência das pessoas, visto que a cidade de Açailândia vem sendo destaque no Maranhão devido ao aumento da violência no tânsito. “O objetivo do projeto foi exatamente despertar a nossa sociedade para estes agravantes que vem trazendo muito sofrimento para tantas famílias, despertar a consciência de cada um com o apelo de que precisamos ser responsáveis por nossas atitudes de mudança”, completou.

No fim do projeto “#DireçãoConsciente”, as turmas concluíram que seus objetivos foram atingidos pois alertaram um bom número de pessoas naquela manhã, e saíram do local satisfeitos por perceberem que com uma atitude vários conceitos são mudados e que as pequenas ações podem transformar o trânsito da cidade.

Compartilhe: