Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

18 de dezembro de 2017, 10:28 - Por Assessoria de Comunicação

Municípios recebem visita de acompanhamento do Programa de Aprendizagem

A educação a distância (EAD) é uma alternativa que tem possibilitado a formação de muitos profissionais que buscam aprimorar seu desempenho e não possuem em sua cidade um curso presencial que atenda às suas necessidades naquele momento.

O Senac no Maranhão atua nessa modalidade com cursos livres, graduação, pós-graduação, extensão, idiomas e técnicos. Há também o Programa de Aprendizagem, que desde 2013 existe no formato de educação a distância e já proporcionou a capacitação de diversos jovens no segmento de comércio (serviços de vendas e de supermercados) e gestão (serviços administrativos). 

Do final de mês de novembro até a primeira quinzena de dezembro, a gerente do Unidade de Educação a Distância no Maranhão, Flory Guimarães, participou de visitas técnicas para supervisão da prática profissional dos alunos do curso de Aprendizagem em Serviços de Vendas e acompanhamento do Programa Aprendizagem EAD por diversas regionais atendidas pelo Senac no Estado.

A prática profissional é a última unidade da estrutura curricular do curso, mas antes disso o aluno aprende a orientar clientes em relação às mercadorias, produtos e serviços; abastecer o ponto de vendas com mercadorias e produtos; realizar procedimentos de conferência de equipamentos, materiais e produtos no processo logístico; organizar estoques de equipamentos, materiais e produtos; planejar e organizar ações de venda; realizar a venda propriamente dita; e desenvolver ações de pós-venda.

De acordo com Classificação Brasileira de Ocupações – CBOs, os jovens aprendizes certificados pelo curso estão habilitados a desempenhar as funções de estoquista, repositor de mercadorias e vendedor de comércio varejista e estão aptos a intervir em seu campo de trabalho com foco em resultados.

Fruto da parceria entre o grupo Claudino e o Senac, as turmas de Aprendizagem em Serviços de Vendas possibilitam que os jovens aprendizes se capacitem e ofereçam um serviço de qualidade aos clientes sem que seja necessário o deslocamento de suas cidades. E tudo isso agregado ao diferencial competitivo que eles criam para o mercado de trabalho. “Lei que obriga a termos uma cota de aprendizes, ela só veio a corroborar com o que já praticamos. Priorizamos o jovem aprendiz da escola pública, no sentido de tirá-lo do risco. Este é um programa bom porque concilia estudo e trabalho, tem a carteira assinada e todos os diretos trabalhistas garantidos, além da possibilidade de ser efetivado”, afirmou o chefe do setor pessoal do Armazém Paraíba de Teresina/PI, Claudio. 

Para atrair os alunos e mantê-los empenhados nos estudos são utilizadas ferramentas e metodologias mais dinâmicas para a modalidade EAD. No ambiente digital foi desenvolvida a WebTV Senac para proporcionar o enriquecimento da experiência do aluno com aulas em vídeo que contam com uma produção e roteiro pensados para ajudar na assimilação do conteúdo. 

As visitas técnicas ocorreram nas Regionais de Pinheiro, Bacabal, Pedreiras, Presidente Dutra, Chapadinha e Zé Doca. Foram mais de 25 municípios visitados, contemplando as cidades de Miranda, São Mateus, Alto Alegre, Matões do Norte, Peritoró, Pedreiras, Esperantinópolis, Dom Pedro, São Domingos, Colinas, Paraibano, Lago da Pedra, São Luís Gonzaga do Maranhão, Santo Antônio do Lopes, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Nova Olinda do Maranhão, Santa Luiza do Paroá, Cândido Mendes, Carutapera, Brejo, Urbano Santos e Vagem Grande, Barreirinhas, entre outros locais.

Esse momento oportuniza o compartilhamento de desafios e experiências dando espaço para a obtenção de novos conhecimentos. Aproveitando a ocasião, foram indicadas questões sobre as características do ensino a distância, a composição da formação profissional que integra teoria, prática e atitudes e foram repassadas orientações com relação ao acompanhamento dos aprendizes, bem como os aspectos legais do Programa de Aprendizagem, que exige o registro desse acompanhamento por meio da ficha de frequência, ficha de acompanhamento individual e avaliação prática profissional. “Estamos aqui hoje para ver como esses aprendizes estão se saindo. É uma visita técnica que tem como finalidade acompanhar o trabalho e observar qual o resultado que estamos alcançando. Por meio de palestras digo a eles a importância desse curso na vida de cada. Aproveito para mostrar como está o curso no ambiente virtual e prático, para saber quais são as dúvidas que eles têm, e o que que precisa melhorar tanto da parte deles como da nossa”, explicou Flory Guimarães.

O curso EAD tem modificado as perspectivas de muitos jovens onde as opções dos cursos presenciais eram limitadas. “Meu desenvolvimento no programa Jovem Aprendiz está sendo muito bom porque está me possibilitando crescer tanto profissionalmente como pessoalmente. Aqui nós temos oportunidades de aprender várias novidades. Profissionalmente, no setor de vendas, é possível aprender a lidar com as pessoas e prestar um atendimento igualitário”, concluiu o aprendiz, Elisson Brito.

Jovens Aprendizes em ação.

Visita Técnica com os aprendizes das lojas Claudino de Presidente Dutra, São Domingos, Dom Pedro e Gonçalves Dias.

Visita Técnica com os aprendizes de Pedreiras, Esperantinópolis, Lago da Pedra, São Luís Gonzaga do Maranhão, Santo Antonio dos Lopes e Peritoró.

Reunião em Zé Doca com os Aprendizes, Supervisores Técnicos e Responsáveis.

Reunião com os Jovens Aprendizes e seus Responsáveis.

Reunião em Peritoró com Gerente e Jovem Aprendiz.

Visita Técnica Pedagógica em Pinheiro.

Compartilhe: