Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

27 de dezembro de 2017, 12:01 - Por Assessoria de Comunicação

Aprendizes lançam livro em Balsas

BALSAS – Na quarta-feira, 20, ocorreu o lançamento do livro “Educação Profissional: o protagonismo do aprendiz em sala de aula”, obra desenvolvida pela instrutora do Senac, Maria Carla Nogueira, com a participação dos alunos das turmas de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos e Supermercados, totalizando 54 autores.

A proposta de escrever um livro surgiu com a elaboração do último Projeto Integrador em que a docente sugeriu transformar os textos produzidos ao longo do curso em algo mais robusto e reuni-los em uma obra que pudesse apresentar o caminho percorrido e que valorizasse as competências desenvolvidas pelos neste período. Além de um registro para posteridade, a edição também foi um marco no município de Balsas, pois foi o primeiro livro lançado, na cidade, com este tema envolvendo alunos e instrutor. “Sinto-me honrado por ter feito parte desse projeto que incentiva o aprendiz a se descobrir diante de novos horizontes educacionais e que nos fez perceber o quanto somos capazes. Aproveito a oportunidade para dizer que este livro foi escrito a fim de que nossas histórias fossem compartilhadas com os jovens e adolescentes que desejam ingressar no Programa de Aprendizagem. Destaco que o apoio e orientação da instrutora foi primordial para a concretização dessa obra”, afirmou o aluno Jailson Teles.

A obra aborda a Educação Profissional e traz relatos das experiências vividas pelos jovens aprendizes durante um ano de atuação no mercado de trabalho. “Como docente externo minha satisfação em poder contribuir para a formação desses 54 aprendizes motivando-os a acreditar e investir em seu potencial de escrita, fomentando-os a desenvolver as competências necessárias à sua formação educacional e profissional e ainda deixando a certeza de que todos são capazes de ir além do que se espera. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho e reforço que essa publicação foi apenas a primeira de muitas que virão”, disse a mentora do projeto, Carla Nogueira.

O resultado final foi compartilhado com a comunidade por meio da doação de 400 exemplares a escolas públicas, municipais e estaduais, beneficiando assim não somente as instituições de educação, mas especialmente os jovens que sonham em ingressar na educação profissional e no mercado de trabalho nos próximos anos e que tinham curiosidade em saber como funciona todo o processo. “Fiquei feliz pela marca deixada por estes aprendizes. São jovens que souberam aproveitar a oportunidade do programa, além daquilo que é oferecido. Ficou claro para nós o crescimento desses meninos e meninas durante um ano de programa. O livro de ‘Educação Profissional’ é um relato de tudo o que eles aprenderam em sala e de suas ações nas empresas onde trabalham. Com certeza ficamos orgulhosos e conscientes de que não é só ter uma qualificação, mas acima de tudo, aproveitar as oportunidades que esta qualificação pode oferecer”, comemorou a gerente da unidade do Senac em Balsas, Acilina Coelho.

Compartilhe: