Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

30 de novembro de 2017, 15:09 - Por Assessoria de Comunicação

Semana da Gastronomia Regional do Maranhão é destaque no Rio de Janeiro

29/11/2017 – Semana da Gastronomia Regional – Maranhao (MA) – Na imagem, o evento que foi realizado no Restaurante Escola Senac Downtown e contou com diversos pratos da culinária maranhense.
Fotógrafo: Alexandre Brum/brumfotos

Rio de Janeiro – A gastronomia maranhense se destaca pela riqueza de temperos e iguarias. A dificuldade em encontrar, fora do Estado, ingredientes utilizados na elaboração, torna os pratos ainda mais especiais e com sabores diferenciados. Parte dessa rica culinária foi conhecida durante a Semana da Gastronomia Regional realizada no Restaurante-Escola Senac Downtown, nos dias 29 e 30 de novembro, na cidade do Rio de Janeiro. 

Responsáveis pela preparação do cardápio, os instrutores e cozinheiros do Senac no Maranhão, chef Junior Lisboa, Andrew Costa e Raimundo Rodrigues, agradaram e surpreenderam os paladares dos visitantes. Entre os pratos servidos durante o evento estão a peixada maranhense com arroz de cuxá, caruru, arroz batipuru com torta de camarão, sururu ao leite de coco, pescado ao creme de abóbora, bobó de camarão, patinha e cascão de caranguejo. Creme de bacuri e o manjar maranhense com calda de juçara foram as sobremesas servidas.

O salão do Senac Downtown RJ, decorado com artesanatos do Maranhão, recebeu por dia uma média de 150 visitantes, que se deliciaram com as iguarias. “A comida maranhense é muito leve, o arroz de cuxá não temos por aqui e os peixes que compõe a orla do Maranhão são excelentes, por isso, a gastronomia de lá é tão especial”, destacou Eraldo Alves da Cruz, secretário executivo do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC – ‎Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. 

Bebidas típicas do Maranhão agradam os visitantes

Tiquira, Licor de Vinagreira e Guaraná Jesus foram as bebidas típicas do Maranhão servidas durante a Semana da Gastronomia Regional. Entre elas, ganha ainda mais destaque o licor, já que foi fruto de uma experiência realizada no laboratório do Restaurante Escola do Senac no Maranhão. “A bebida é oriunda do reaproveitamento de alimentos. No caso, a água da vinagreira foi utilizada adicionando açúcar e tiquira, o que torna o sabor único”, ressaltou o chef de cozinha e instrutor Júnior Lisboa.

Além da qualidade da comida servida, as bebidas também receberam elogios pelos visitantes. “Alguns pratos eu conhecia, já outros acabei conhecendo hoje e são maravilhosos. Entre as bebidas, eu provei o guaraná, gostei tanto que devo repetir”, disse Fátima Melo, cliente do Restaurante Escola Senac Downtown/RJ.

Aula-show proporciona conhecimento de novos sabores aos participantes

Ouvidos e olhos atentos aos instrutores do Restaurante Escola do Senac Maranhão marcaram a aula-show realizada na noite do dia 29 de novembro. Os mais de 35 alunos aprenderam a preparar o Filé de Pescada ao molho de cupuaçu, o arroz de caranguejo e um manjar genuinamente maranhense com calda de juçara.

O aluno Luan Ângelo destacou a aula realizada como uma maneira de aproveitar e conhecer parte da gastronomia do Maranhão. “Eu já estive no Maranhão em 2009, mas, por ser uma viagem corrida, não havia conseguido saborear a culinária local. Particularmente, sou reticente com a mistura de doces e salgados, mas estava sensacional a composição com o cupuaçu que é uma fruta que muita gente não conhece por aqui,” afirmou.

Peixada maranhense

A aula foi um sucesso, pois conseguimos demonstrar o que o Maranhão possui em sua gastronomia. Trouxemos ao público do Rio de Janeiro os itens da nossa culinária, mas utilizados de forma contemporânea”, disse Júnior Lisboa.

Troca de experiências e apresentação de novos sabores

Gabriela Vasconcellos, gerente do Restaurante Senac no Maranhão, destacou a elaboração do cardápio e a participação na Semana da Gastronomia Regional no Rio de Janeiro.  “É uma oportunidade engrandecedora para os Departamentos Regionais do Senac porque os profissionais conhecem realidades diferentes das quais estão inseridos além de divulgar a cultura do seu estado. Essas trocas de conhecimentos refletem, principalmente, nas salas de aula e nas unidades que têm restaurantes”, afirmou.  

Sobre as Semanas de Gastronomia

Além de conquistar os paladares, as Semanas de Gastronomia Regional disseminam conhecimentos e aprimoram os profissionais que participam do evento. No Restaurante Escola Senac Downtown do Rio de Janeiro, o evento acontece desde 2015 e já foram apresentadas ao público as culinárias dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. O Maranhão participa pela segunda vez do evento.

Filipe Rocha, subgerente do Restaurante Escola Senac Downtown/RJ, destacou a participação do Maranhão. “O evento proporcionou a oportunidade de termos contato com produtos típicos do estado que inclusive são autênticos, pois vieram de lá. Então, os visitantes mesmo que já tivessem provado algo parecido, não conheciam o verdadeiro como, por exemplo, a juçara. Acredito, também, que além dos sabores, as trocas de experiências que o chef proporciona se tornam um diferencial para os alunos e profissionais daqui”, destacou.

 

 

 

 

Cardápio oferecido nos dois dias

O maître do Restaurante Escola do Senac no Maranhão, Edson Pereira, cumprimenta e recebe o público visitante

O chef Júnior Lisboa explica a origem dos pratos

Andrew Costa, chef Júnior Lisboa e Raimundo Rodrigues comandaram o preparo do buffet durante os dois dias de evento

Compartilhe: