Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

24 de outubro de 2017, 10:38 - Por Assessoria de Comunicação

Encontro de Gerações acontece em parceria com prefeitura de Caxias

CAXIAS – O Senac, em parceria com a prefeitura de Caxias, promoveu o Encontro de Gerações. O evento, que teve como objetivo a valorização e a transmissão da culinária local, contou com a presença dos alunos dos cursos de Turismo e Hospitalidade; do prefeito de Caxias, Fábio Gentil; do secretário de Cultura, Arthur Quirino; do secretário adjunto de Turismo, Fernando Santos; e da secretária de Assistência Social, Letícia Mabel.

Por meio do projeto Paladares & Lembranças de Caxias, diferentes gerações de cozinheiros e chef’s de cozinha puderam dividir suas experiências e compartilhar suas receitas no intuito de fomentar o resgate da tradição gastronômica que o município possui. “O objetivo é preservar a cultura gastronômica da cidade e transmitir conhecimentos às novas gerações, gerando mais empregos e renda neste processo”, ressaltou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Famosa pelo pirão de parida, pela linguiça caseira e outras especialidades, cujas receitas de família são transmitidas de uma geração a outra, a população caxiense reconhece o valor que sua gastronomia possui como atrativo turístico e como fator indenitário do seu povo. “A gastronomia enquanto cultura revela a identidade de um povo, mostrando os costumes e tradições sendo um importante instrumento de expressão e valorização da identidade de uma comunidade, e o Senac através desse projeto, ressalta a importância da gastronomia local visto que ela não atende somente à necessidade humana de se alimentar, mas também age como instrumento de integração entre os povos por meio da socialização dos traços culturais específicos de cada comunidade”, enfatizou o supervisor educacional, Valdmilson Milhomem Costa.

A primeira etapa de realização do projeto se deu com o levantamento e análise do perfil do público–alvo onde o Senac, em parceria com o Secretário Adjunto de Turismo, Fernando Santos, realizaram visitas a profissionais da culinária tradicional de Caxias no intuito de conhecer os pratos típicos preparados por eles. Posteriormente, aconteceu o Encontro de Gerações em que instrutores do Senac do segmento alimentício, profissionais tradicionais convidados e participantes, puderam conhecer o projeto e tiveram a oportunidade de ouvir as experiências vivenciadas trajetória profissional dos principais nomes da culinária local, assim como a apresentação e degustação do seu prato típico. 

O encontro foi uma das etapas projeto Paladares & Lembranças de Caxias. A sua continuidade se dará com o encaminhamento do público-alvo para um ciclo de palestras com o objetivo de sensibilizar e orientar para a importância de resgatar, preservar e despertar o interesse pela culinária local abordando empreendedorismo, resgate cultural, gastronomia e turismo local, por meio da qualificação profissional.

Dando prosseguimento ao Plano de Trabalho, será disponibilizado o período de inscrição dos cursos: Doces de Barraquinha, Preparo de Doces e Compotas Cristalizadas, Bolos Doces Regionais, Tapioca Recheada, Culinária Regional e Introdução à Fotografia Digital. Cada curso, posteriormente, apresentará uma exposição gastronômica e fotográfica com as turmas em conclusão para criar um acervo que ajudará no registro da memória local, além de proporcionar a degustação dos pratos tradicionais.

Para o fechamento do projeto, acontecerá o lançamento de um livro com o título “Paladares e Lembranças de Caxias” contendo um amplo memorial dos processos culinários tradicionais, ingredientes e receitas de doces caseiros, bolos, tortas, cuscuz, licores, a tradicional linguiça caseira, assim como, o famoso Pirão de Parida.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, durante sua fala no Encontro de Gerações.

Compartilhe: