Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

20 de setembro de 2017, 16:26 - Por Assessoria de Comunicação

Consultor de moda lança livro pela Editora Senac em São Luís

Eduardo Mota, durante o lançamento dos livros: Alfaiatarias: radiografia de um ofício incomparável e Meu coração coroado – Mestre Espedito Seleiro

Na noite de segunda feira, 18, Eduardo Motta, consultor de moda, lançou pela editora Senac, os livros “Alfaiatarias: radiografia de um ofício incomparável” e “Meu coração coroado – Mestre Espedito Seleiro”, no evento Ilha Cultural, que acontece no Shopping da Ilha até o dia 11 de outubro.

Durante o lançamento, o autor abordou sobre o seu processo de criação e fez um resumo do que os leitores encontrarão nos títulos lançados. Na obra “Alfaiatarias: radiografia de um ofício incomparável” é realizado um resumo histórico da alfaiataria vitoriana e moderna, e uma exposição das táticas usadas pelos criadores contemporâneos. O livro apresenta, também, uma atraente série de entrevistas com importantes profissionais da área. Ricamente ilustrado, o exemplar lança mão de vários formatos de abordagem dessa técnica e deixa no ar perguntas relevantes. Para finalizar, um método de montagem de um casaco é minuciosamente apresentado, resultado de uma oficina ocorrida em paralelo ao processo de pesquisa.

Já na obra “Meu coração coroado – Mestre Espedito Seleiro”, é possível ter contato com os elementos que deram origem a objetos que compreendem uma fatia expressiva da constituição histórica do País. Traduzida nas roupas, bolsas, calçados, objetos utilitários e itens de mobiliário, a produção ganha uma dosagem exata entre tradição e inovação pelo olhar criador do Espedito Seleiro que sabe se renovar e se reinventar num universo próprio.

Para a consultora de produtos educacionais de moda e beleza do Senac Ceará, Eveline Costa, poder lançar um livro em outro estado é ter a oportunidade de levar uma riqueza peculiar de uma região para outra.  “Cada região do nordeste tem sua riqueza e sua tipologia que pode ser explorada. O lançamento desses livros foi importante para o benefício do mundo da moda. O título “Meu coração coroado – Mestre Espedito Seleiro” está em um nível de designer muito elevado, então isso é muito importante para a moda não só do nordeste, mas para todo o Brasil”, declarou Eveline.

“Participar do evento significa ser reconhecido pelo trabalho que fazemos dentro dos planos e, sobretudo, levar para dentro do regional uma fala mais assertiva com relação aos segmentos junto aos diretores e demais gerentes e coordenadores,” disse a analista técnica Thalyta Avelar.

Durante o evento, foram expostos produtos feitos de fibra de buriti e renda de bilro, os quais chamaram a atenção do escritor e consultor Eduardo Mota, pela beleza e simplicidade das peças. “Nós estamos procurando exatamente ver as coisas que são locais, eu não sabia que o buriti podia ser tratado de modo tão refinado, amanhã já irei ver semijoias feitas com a fibra. Estou curiosíssimo, o que posso dizer pelo que já vi é que eu não sabia que a fibra podia ser tão delicada na confecção desses artefatos”, disse Eduardo Mota.

Eduardo Mota e Eveline Costa posam junto às rendeiras e artesãs durante o evento

Conselheiros, gestores e funcionários do Senac prestigiaram o evento

Livros “Mestre Espedito Seleiro” e “Afaiatarias”

Compartilhe: