Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

5 de setembro de 2017, 11:00 - Por Assessoria de Comunicação

Banco de Oportunidades apresenta balanço do 1° semestre com resultados positivos

SÃO LUÍS – O Banco de Oportunidades, que existe para possibilitar aos egressos dos cursos do Senac o encaminhamento para o mercado de trabalho, apresentou um balanço do primeiro semestre com dados referentes às vagas que mais são requisitadas, as competências comportamentais mais requeridas pelas empresas, um retrato do perfil profissional mais buscado, assim como o número de ex-alunos encaminhados de acordo com as solicitações que chegam ao Banco e os segmentos que mais contratam. Além de prestar um auxílio aos estudantes, o setor também é responsável por oferecer à classe empresarial maranhense, uma fonte eficaz de recrutamento de profissionais que respondam às suas exigências. Há também o serviço de orientação profissional a fim de colaborar com a melhor inserção dos candidatos no mercado.

Como analisa a coordenadora do Banco de Oportunidades, Rosângela Martins, o monitoramento do mercado realizado possibilita perceber quais os segmentos que estão mais contratando e quais profissionais são mais solicitados, assim como o perfil profissional exigido e as competências comportamentais que são requeridas para a atuação no mercado. “De acordo com os dados, podemos perceber que conhecimento de informática, boa comunicação verbal e possuir habilitação de carro ou moto são itens que contam bastante na hora de contratar, do mesmo modo, atitude proativa, comprometimentos com as atividades desempenhadas, inteligência emocional, ter facilidade para trabalhar em equipe e possuir ética são competências requisitas pela maioria das empresas que solicitam indicação de profissionais via Senac”, afirma.

Só de janeiro a julho deste ano, já foram encaminhados mais de 1.400 ex-alunos do Senac para as 586 vagas que chegaram ao Banco de Oportunidades, solicitando indicação de profissionais. Dos segmentos que contratam com maior frequência, encontram-se a Hospitalidade (funções como cozinheiro, garçom, copeiro etc) e o Comércio (vendedor, operador de caixa, gerente etc). O porte das empresas que procuram a Instituição vai desde negócios com apenas 10 funcionários até grandes fábricas da indústria de bebidas, não se restringindo a um tamanho padrão de empresa, mas preocupando-se em sempre atender com excelência todos os contratantes e parceiros.

O trabalho desempenhado pelo setor é reconhecido por muitos egressos que hoje estão no mercado de trabalho por meio de um encaminhamento feito pelo Banco de Oportunidades. “Tive que me mudar para Caxias e logo me deparei com a triste realidade do desemprego. Muitas pessoas me falavam que lá só se contratava pelo QI (quem indica). Foi então que vi um anúncio no Senac do Programa de Talentos e fiz minha matrícula. Não demorou muito para uma empresa solicitar profissionais egressos da turma e eu fui uma das encaminhadas para a vaga, onde permaneço até hoje como gerente. Sou muito agradecida por essa oportunidade”, contou Aceana Castro, egressa do Senac e atual gerente do Bob’s de Caxias. “O Banco de Oportunidades já abriu muitas portas em minha vida. Por meio dele já fui empregado várias vezes, inclusive no meu atual emprego. Sou muito grato pelo acompanhamento que recebi desde a época em que era aluno e pelos encaminhamentos que já foram feitos via Senac durante minha vida profissional”, disse Leonardo Frazão, ex-aluno e cozinheiro do restaurante Farol da Esquina, em São Luís.


Dados do semestre

  • Candidatos Encaminhados 1481
    Empresas contratantes 162
    Quantidade de Vagas 586

 

 


5 Segmentos que mais contrataram 

  • Hospitalidade
    Comércio
    Gestão
    Informática
    Beleza


5 Profissões que mais contrataram

  • Cozinheiro
    Operador de telemarketing
    Garçom
    Operador de computador
    Processos logísticos


 5 Perfis profissionais mais procurados do semestre 

  • Boa comunicação verbal
    Conhecimento de Informática (Windows, word e excel)
    Disponibilidade para o trabalho nos três turnos
    Boa apresentação pessoal
    Preferência pelo curso feito no SENAC


5 Competências comportamentais mais procuradas

  • Proatividade
    Inteligência Emocional
    Liderança
    Trabalho em equipe
    Ética profissional

 

Compartilhe: