Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

9 de agosto de 2017, 9:18 - Por Assessoria de Comunicação

Sabores do Maranhão em evidência em Brasília

BRASÍLIA – Arroz de cuxá, cascão de caranguejo e sururu. Os sabores destes pratos são bem conhecidos no dia a dia dos maranhenses, mas de hoje, 08, até sexta-feira, 11, ganham o paladar do público brasiliense que frequenta os restaurantes-escola do Senac na Câmara dos Deputados, Senado Federal e Confederação Nacional do Comércio. A culinária típica do Maranhão é destaque, pelo segundo ano consecutivo, na Semana da Gastronomia Regional do Senac, evento promovido pela Instituição nacionalmente que acontece desde 2015 e já contou com a participação dos Estados do Espírito Santo, Bahia, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, dentre outros.

No primeiro dia de evento, 395 pessoas provaram das delícias maranhenses e se encantaram com a cultura exposta através de artigos relacionados às manifestações do Maranhão como o bumba-meu-boi e o tambor de crioula. Foi o caso do médico do Rio Grande do Sul, Jorge Dickel, que não conhecia a gastronomia do Estado e ficou encantado. “A gente não está muito acostumado com esse tipo de experiência, a não que ser que vá passear no Maranhão para entrar em contato com a culinária maranhense, mas provei hoje o arroz de cuxá e o peixe e gostei muito, apreciei bastante, fiquei muito contente”, destacou.

A peixada maranhense com arroz de cuxá foi oferecida como o prato principal do buffet e agradou ao público do restaurante. Esta e outras opções foram preparadas pelos instrutores, o chefe de cozinha do Restaurante Escola do Senac, Júnior Lisboa, pelo subchefe, Raimundo Rodrigues, e pelo confeiteiro, Andrew Costa, que já estão trabalhando nos cardápios a serem servidos nos próximos três dias de evento.

A ex-governadora do Rio de Janeiro e atualmente Deputada Federal, Benedita da Silva, fez questão de parabenizar a equipe de cozinha do Maranhão e elogiar a iniciativa do Senac. “Fantástico, maravilhoso, representou muito bem! O Senac é um divulgador da cultura brasileira, porque a culinária é de fato a base da cultura, até me emociono muito quando vejo algo referente ao Maranhão, pois a Alcione é muito minha amiga e sempre chama para seus aniversários que valorizam muito a comida maranhense, ela mesma prepara tudo!”, declarou. “Vim em busca disso, e foi o que encontrei, tudo uma delícia, muito leve, maravilha, um belíssimo trabalho”, completou.

Nesta quarta-feira, convidados – entre eles, Deputados Federais e Senadores – serão recebidos pelo Diretor Regional do Senac no Maranhão, José Ahirton Batista Lopes, para um almoço onde será possível degustar um cardápio elaborado especialmente para o evento. Além de proporcionar a experiência do paladar maranhense ao público de Brasília, alunos, ex-alunos, profissionais de empresas pedagógicas, professores e parceiros do mercado gastronômico da Capital Federal poderão aprender o passo a passo de como preparar o filé de pescada ao molho de cupuaçu e a receita do arroz de caranguejo na aula-show que será ministrada quinta-feira, 10, pelo chef  Júnior Lisboa.

Para finalizar a programação, dia 11, no Restaurante-Escola do Senado, será servido um almoço no qual as pessoas poderão saborear, entre outros pratos, a tradicional casquinha de caranguejo.

Buffet servido no restaurante da Câmara dos Deputados: cascão de caranguejo, arroz de cuxá, salada da Ilha do Amor e caruru.

Políticos e assessores são recepcionados em hall decorado com objetos que representam a cultura maranhense e por pessoas caracterizadas de danças folclóricas do Estado.

Detalhes da decoração feita para a Semana da Gastronomia Regional do hall do restaurante da Câmara dos Deputados.

Manjar maranhense com calda de juçara.

Os azulejos ganharam destaque como centro de mesa no primeiro dia do evento.

Compartilhe: