Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

10 de agosto de 2017, 11:05 - Por Assessoria de Comunicação

Parlamentares apreciam culinária maranhense durante Semana da Gastronomia Regional

BRASÍLIA- No dia 9, o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, recebeu parlamentares maranhenses para um almoço de valorização à culinária regional e de relacionamento político-institucional no Restaurante-Escola do Senac na Câmara dos Deputados. Entre eles o senador João Alberto (PMDB), os deputados federais Cleber Verde (PRB), João Marcelo Souza (PMDB), Júnior Marreca (PEN), Pedro Fernandes (PTB), Victor Mendes (PSD) e Weverton Rocha (PDT) e o deputado estadual Roberto Costa (PMDB). Políticos de outros Estados como Ceará, Rio Grande do Sul e São Paulo também prestigiaram o evento e puderam conhecer um pouco mais da gastronomia maranhense.

No cardápio, arroz batipuru, torta de camarão, sururu ao leite de coco, posta de pescada ao molho escabeche e de sobremesa creme de bacuri e manjar maranhense com calda de juçara. Quem experimentou e aprovou o menu foi o deputado federal de São Paulo, Sérgio Reis (PRB). A o sururu ao leite de coco, eleito por ele como o prato mais saboroso, rendeu elogios à equipe que preparou a receita. O parlamentar fez questão de cumprimentar os instrutores do Restaurante Escola do Senac no Maranhão, Júnior Lisboa, Raimundo Rodrigues e Andrew Costa. “É uma iniciativa fantástica, pois serve para mostrar para o pessoal essa cultura, já que tem gente que não vai até o Maranhão, não tem o costume de viajar e conhecer a beleza das cidades do Brasil, então aqui pelo menos conhece um pouco da culinária e artesanato”, ressaltou Sérgio Reis. 

Mais de 400 pessoas puderam provar as delícias típicas do Estado durante este almoço e até o momento, mais de 800 já prestigiaram a Semana da Gastronomia Regional. “O Senac, ao trazer aqui experiências gastronômicas e culturais como a do Maranhão, começa a incentivar não só o turismo, mas também faz com que o Brasil descubra de verdade seu próprio Brasil”, ressaltou o deputado Weverton Rocha.

O encerramento da programação será dia 11 no Restaurante-Escola do Senado, mas até lá o público poderá apreciar iguarias regionais no Restaurante-Escola Downtown (Confederação Nacional do Comércio) e na aula-show, para convidados, em que receitas serão ensinadas por chefs maranhenses. Durante todo o evento, o público tem a oportunidade também de degustar bebidas típicas do Maranhão como o licor de cupuaçu, guaraná Jesus e a Tiquira (aguardente produzida a partir da mandioca).

Centro de mesa simbolizando a arquitetura local no Restaurante Escola da Câmara dos Deputados.

Recepcionista com vestimenta típica da Companhia Barrica.

Da esquerda para a direita: o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, o deputado federal Júnior Marreca, e a gerente do Restaurante Escola do Senac, Gabriela Vasconcellos.

Compartilhe: