Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

19 de abril de 2017, 10:54 - Por Assessoria de Comunicação

Como se comportar no mundo do trabalho

boas-maneiras-no-trabalho

Após ingressar no mundo do trabalho, o profissional precisa ter alguns cuidados para manter o emprego, pois atitudes e comportamentos são constantemente observados para saber se aquele funcionário se enquadra no perfil da empresa e na função que ocupa. A coordenadora do Banco de oportunidades do Senac, Rosângela Martins, destaca que competências comportamentais tem sido determinantes na contratação do candidato e que as demissões são provenientes de atitudes indevidas. “Competências como trabalho em equipe, proatividade, comprometimento e responsabilidade são pontos de destaque nas solicitações de profissionais para o processo de seleção junto ao Senac, as empresas contratam pela habilidade técnica e demitem por causa de algum comportamento inadequado”, disse.

Por meio do Banco de Oportunidades, o Senac no Maranhão tem possibilitado a muito jovens a oportunidade de ingresso no mercado, possibilitando a eles o crescimento profissional. Buscando colaborar com a permanência desses profissionais em seus empregos, listamos alguns comportamentos essenciais no ambiente de trabalho. Confira abaixo:

  • Relacionamento: Ter um ambiente de trabalho alegre e informal é positivo, desde que as brincadeiras sejam saudáveis, que promova um ambiente equilibrado.
  • Postura: Evite sentar de qualquer jeito, mantenha a postura correta, não cruzando os braços, sem se jogar na cadeira ou ficar sentado na ponta dela. Sente ereto e com comodidade.
  • Roupas: As roupas no ambiente de trabalho são quesitos muito importantes, pois fazem referência à apresentação pessoal, por isso é preciso ter cuidado. É recomendável roupas discretas, sem modismo e cores fortes; as mulheres devem evitar também decotes, roupas muito justas e curtas.
  • Pontualidade: A pontualidade é sinônimo de responsabilidade, este é um compromisso básico para uma boa carreira. Tente manter a rotina de chegar no horário todos os dias, se caso surgir imprevistos, avise informando o atraso.
  • Educação: Bata sempre na porta e peça licença antes de entrar em um local, porta aberta não significa entre; sente apenas se for convidado; cumprimente as pessoas.
  • Organização: Mantenha a sua mesa arrumada, assim como os arquivos do computador para que tenham fácil localização quando necessários, de modo que qualquer pessoa possa encontrar, planeje seu tempo com os afazeres do dia e cumpra os prazos.
  • Celular: A utilização do aparelho no ambiente de trabalho deve ser discreta, evite ligações pessoais e se ocorrer, vá para um local reservado; não fale muito alto e não faça uso de linguagem impróprias. Tenha cuidado com o toque do celular, o correto é deixa-lo no modo silencioso. Quanto à utilização de redes sociais, mesmo sendo autorizado o uso dessas pela empresa, se policie para não exagerar no uso.

O comportamento humano no trabalho é tão importante quanto a formação técnica. Algumas empresas já investem em funcionários que apresentam padrões comportamentais adequados. Essa é uma estratégia inteligente, pois reduz os custos com a rotatividade e diminui os gastos com demissões e novas admissões.

 

Compartilhe: