Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

28 de novembro de 2016, 17:35 - Por Assessoria de Comunicação

Palestra no Senac em Caxias conscientiza sobre prevenção ao câncer de próstata

dscn5192Depois do Outubro Rosa, período dedicado à conscientização da mulher no combate e prevenção ao câncer de mama, inicia-se a campanha “Novembro Azul”, por sua vez, visando promover o combate do câncer de próstata e incentivando os homens à realização do exame. O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres, e um dos principais desafios, além da falta de informação ainda é o preconceito com o exame de toque retal.

Para conscientizar a população masculina sobre os riscos desse tipo de câncer, as formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença, o Senac em Caxias promoveu, na noite de sexta-feira, 25, uma palestra educativa com o tema “Prevenção do câncer de próstata”. A palestra sensibilizou sobre a importância da saúde do homem e sobre a prevenção desse câncer, contribuindo assim para a formação dos alunos, já que disseminou informações e conhecimentos no âmbito da Educação Profissional. dscn5174

O enfermeiro Adoaldo Gomes, ao lado dos acadêmicos do 6º período de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA), ministraram a palestra, em que esclareceram as dúvidas de todos os presentes e repassaram algumas orientações e dicas que contribuem e incentivam a prevenção e o combate ao câncer. “Por não apresentar sintomas visíveis no seu início, muitos homens procuram tratamento somente quando já é tarde demais, ou seja, apenas quando ele começa a sentir algum sintoma grave, como a dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, dor óssea, dentre outros. No entanto, na maioria das vezes, quando isso acontece já não há mais chances de cura, por isso o conhecimento sobre o assunto é muito importante”, ressaltou o palestrante Adoaldo Gomes.

O exame preventivo de combate ao câncer de próstata, inicialmente, é recomendado aos homens entre 40 e 45 anos e preferencialmente se houver incidência na família, já que isso aumenta as chances de risco. O exame de toque retal não é a única forma de diagnosticar o câncer, visto que é possível iniciar através da realização do exame de sangue e ultrassonografia da próstata. Os principais sintomas para detectar a doença são: desconforto urinário, aumento da frequência urinária durante a noite, jato urinário mais fraco que o comum, e sangramento urinário, quando em fase já avançada da doença.

“No período em que se celebra o Novembro Azul, mês dedicado à saúde do homem, o Senac considera muito importante conhecer sobre o tema e aumentar as formas de prevenção, considerando também a importância da desmistificação do assunto, pois quanto mais falarmos, mais saberemos lidar e encontrar apoio”, destacou Ângela Santos, supervisora educacional do Senac em Caxias.

dscn5272

dscn5287

dscn5192

Compartilhe: