Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

20 de outubro de 2016, 16:04 - Por Assessoria de Comunicação

Campanha “Outubro Rosa” alerta população para o diagnóstico precoce do câncer de mama

O “Outubro Rosa” é um movimento em que muitos países primam por um trabalho mais intensificado de diagnóstico e prevenção de câncer em mulheres a partir de 40 anos quando a doença tende se manifestar com maior probabilidade. O movimento teve início nos anos 90 e hoje, em diferentes lugares do mundo, os governos buscam uma forma de manifestação para a conscientização e mobilização para a prevenção da doença, utilizando laços rosas em lugares estratégicos das cidades, colorindo de rosa os pontos turísticos e monumentos históricos, como maneira de chamar a atenção da população para a causa.

Nesse sentido, vários movimentos tomaram a frente e vestiram a camisa da campanha, perpassando por grupos simpatizantes, que aos poucos ganharam espaço como Instituições de Ensino Superior e muitos órgãos públicos, além da Secretaria de Saúde de Estados e Municípios. O Senac, enquanto Instituição de Educação Profissional atuante na área de saúde, entende essa atividade como uma ação importante, pois reafirma o seu compromisso social e que tem a educação como excelência. Assim, na perspectiva de também poder contribuir de maneira direta para o trabalho de conscientização sobre a prevenção da doença de câncer de mama, as unidades do Senac em Codó, Bacabal e São Luís estão promovendo neste mês ações voltadas para a prevenção e o diagnóstico precoce da doença através de palestras que contribuam para a conscientização da população.

Em São Luís, a campanha iniciou na nesta terça-feira (18), com a realização de palestras e ações promovidas por alunos e servidores. A campanha também tem início nesta semana na cidade de Codó, com a realização de uma palestra nesta quinta-feira (20). Já a unidade do Senac em Bacabal firmou parceria com a Clínica Cuidar, sorteando duas consultas ginecológicas e dois exames de mamografia aos participantes do evento. As ações acontecem durante os dias 19, 20 e 26, com palestras e apresentação de uma peça teatral promovida pelos alunos dos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas. E no dia 17 de novembro, será promovida uma palestra sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, pretendendo informar a todos os participantes, desmitificando medos, conceitos ultrapassados e enaltecendo a importância dos cuidados com a saúde.

Confira a programação das unidades:

programacao

programacao3

programacao2

Compartilhe: