Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

30 de agosto de 2016, 15:32 - Por Assessoria de Comunicação

Alunas desenvolvem moda sustentável no Senac em Caxias

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade e os alunos do Senac em Caxias sobre a destinação e utilização correta das sobras de tecidos, foi proposto à turma de Costureiro a realização do Projeto Integrador “Sustentabilidade e Moda: desenvolvendo novos produtos”. ?Visto que em ateliês e casas de costura há um grande número de retalhos de tecido que são descartados no meio ambiente, a turma pensou no reaproveitamento dos resíduos de tecido como vantagem. Os retalhos apresentam duplo benefício: a redução do impacto ambiental, através da reutilização dos resíduos que seriam descartados no meio ambiente como “lixo”, e a geração de renda para os que trabalham com a criação e customização de peças de vestuário e acessórios.

Para o projeto, as alunas promoveram atividades de criação de novos produtos a partir de sobras, desenvolvendo uma capacidade criativa, confeccionando tapetes, porta-lápis, colares, pulseiras, capas para celular, flores e peças decorativas. Além da exposição das peças, foi realizado um desfile com roupas confeccionadas pelos próprios alunos, o que valorizou ainda mais os trabalhos produzidos durante o curso, chamando a atenção de toda a comunidade, o que motivou a turma no que diz respeito ao exercício da IMG-20160824-WA0019_resizedprofissão.

O projeto possibilitou ao aluno e à comunidade uma ampliação sobre a visão da atuação do costureiro. “Trabalhar nesse contexto foi algo inovador e que trouxe mudanças não somente na área profissional, mas também pessoal, visto que o projeto ressaltou o compromisso que devemos ter com o meio ambiente, no sentido de conscientização e preservação do meio ambiente. O que esperamos é que todas essas ações se tornem hábitos para todos os que se envolveram no projeto”, ressaltou a instrutora Maria Eline.

A sustentabilidade na moda é sempre um desafio, e o projeto foi uma oportunidade de desenvolver trabalhos criativos junto a comunidades podendo até trazer inovação para a indústria da moda, movimentando o mercado e revelando novos talentos.

?

 

?

 

Compartilhe: