Ação “Amigos de Sangue” alerta sobre a importância da doação sanguínea em Imperatriz
O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo. É um tecido de extrema importância para o funcionamento da máquina humana e não pode ser substituído por nenhum outro líquido, por este motivo a doação sanguínea é tão importante. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Ainda, complementando alguns dados estatísticos, o Ministério da Saúde divulga que os homens são responsáveis por mais de 70% das doações no Brasil e os jovens de 18 a 29 anos, correspondem a 50% dos doadores.
Levando em conta tais afirmações, os alunos dos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados e Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos do Senac em Imperatriz realizaram no último dia 20, a ação social “Amigos de Sangue”, em alusão ao Dia do Amigo. Os alunos promoveram uma blitz no centro da cidade para mobilizar a população sobre a importância da coleta sanguínea no auxílio do tratamento de pacientes que que demandam da transfusão por conta de acidentes.
Os alunos conseguiram um total de 36 bolsas de sangue para o Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar), alguns deles também fizeram a doação, como o aluno do curso de Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de SupermercadosGustavo Sales Amaral. “Doar sangue foi muito mais que um ato de amor, de amizade, descobri o verdadeiro sentido da solidariedade e do civismo e este evento ficará marcado em minha vida pra sempre”, afirmou.
Para doar sangue é necessário:
- Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
- Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
- O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
- O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
- Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
- Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
- Ter repousado bem na noite antes da doação;
- Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
- Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
- Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.
Não pode doar:
Quem tem ou teve as seguintes doenças:
- Hepatite após os 11 anos de idade; Lepra (Hanseníase);
- Hipertireoidismo e tireoidite de Hashimoto;
- Doença autoimune;Doença de Chagas;
- AIDS;
- Problemas cardíacos (necessita avaliação e declaração do seu cardiologista);
- Diabetes;Câncer;
- Outras situações:
- Fez ou faz uso de algumas drogas ilícitas nos últimos 12 meses;
- Mantém relações sexuais de risco;
- Gestantes ou mulheres que amamentam bebês com menos de 12 meses.