Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

11 de maio de 2016, 18:23 - Por Assessoria de Comunicação

Gastronomia maranhense é destaque em evento no Rio de Janeiro

Semana da Gastronomia Regional do Maranhao, no Restaurante SenacO sabor genuinamente maranhense agradou o paladar de quem frequentou o Restaurante Senac Downtown, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, 11. O chef de cozinha e instrutor do Senac no Maranhão, Júnior Lisboa, e sua equipe formada pelos instrutores e cozinheiros Thaynara Gaspar e Andrew Costa não mediram esforços na hora de preparar o cardápio característico do Maranhão. O tradicional arroz de cuxá e a famosa peixada maranhense foram os mais procurados durante o almoço de abertura da Semana da Gastronomia Regional do Maranhão no Rio de Janeiro, que acontece até amanhã, 12.Semana da Gastronomia Regional do Maranhao, no Restaurante Senac

Para prestigiar o evento, o Diretor Geral do Senac, Sidney Cunha, e o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, estiveram presentes na ocasião. “Esse é um projeto que eu admiro muito, pois fortalece o Senac e suas equipes de trabalho. É um momento de troca de experiências, de aprendizado entre os envolvidos e de reconhecimento à gastronomia e cultura dos Estados que participam”, destacou o Diretor Geral do Senac, Sidney Cunha.

Ao todo, 120 pessoas se deliciaram com os pratos apresentados no primeiro dia da semana gastronômica. O público do evento teve a oportunidade também de conhecer algumas bebidas típicas do Maranhão como a tiquira (aguardente produzida com base na mandioca), o guaraná Jesus (refrigerante à base de canela), e os licores de jenipapo e cupuaçu. Além das iguarias maranhenses, todo o espaço do Restaurante foi decorado com elementos característicos do Estado como o bumba-meu-boi, os azulejos de São Luís e a fibra do buriti.

mesa decoracao

A funcionária da vice-presidência da Confederação Nacional do Comércio, Kátia Marques, confessou que já conhecia um pouco da gastronomia maranhense, mas ficou encantada com o bolinho de macaxeira recheado com cuxá. “Eventos como esse são maravilhosos, proporcionam a nós o conhecimento de outros sabores, descobrimos culturas diferentes e nos aproximamos de um novo paladar”, declarou.

Semana da Gastronomia Regional do Maranhao, no Restaurante Senac

O chef de cozinha e instrutor do Restaurante Senac no Maranhão, Júnior Lisboa, falou um pouco sobre a gastronomia maranhense aos clientes do Restaurante Senac Downtown

A Semana de Gastronomia Regional passou a fazer parte da programação do Restaurante-escola Senac Downtown RJ desde setembro de 2015. As edições anteriores exploraram as delícias do Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina, Alagoas e Ceará. O Departamento Nacional do Senac promove a Semana da Gastronomia Regional desde 2013 nos ambientes pedagógicos do Distrito Federal que integram o programa Senac Gastronomia.

Semana da Gastronomia Regional do Maranhao, no Restaurante Senac

Da esquerda para a direita: Andrew Costa (cozinheiro e instrutor); Júnior Lisboa (chef de cozinha e instrutor); o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes; o Diretor Geral do Senac, Sidney Cunha; e Thaynara Gaspar (instrutora e cozinheira)

Semana da Gastronomia Regional do Maranhao, no Restaurante Senac

O Diretor Geral do Senac, Sidney Cunha, e o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, ao lado de gerentes, assessores, mâitres e do chef de cozinha do Restaurante Senac Downtown

 

Fotos: Alexandre Brum

Compartilhe: