Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

29 de março de 2016, 11:05 - Por Assessoria de Comunicação

Palestras e apresentações marcam o Mês da Mulher no Senac Maranhão

O compromisso social do Senac é um dos pilares que o firmam como instituição de ensino profissionalizante. O Dia Internacional da Mulher, no último dia 08, é reconhecido como a data para homenagear todas as mulheres por suas contribuições em todos os campos possíveis. A programação dos dias 07 e 08 do projeto “Senac Mulher: a história está só começando” foi toda voltada para temas relevantes como trabalho, saúde e beleza, como forma de incentivo para o crescimento pessoal e profissional de todas as alunas e servidoras do Senac em São Luís.

DSC01291

Apresentações de maquiagem, cuidado com a pele e saúde reprodutiva protagonizaram o projeto. Com a palestra intitulada “Saúde reprodutiva e a prevenção do câncer de mama e do colo do útero”, a instrutora de Saúde do Senac, Rayane Prazeres, explicou sintomas e a necessidade de se cuidar como forma de manter a saúde protegida. “O câncer de colo de útero muitas vezes é assintomático no início, por esta razão se torna necessário conhecer e cuidar do seu corpo para perceber quando há algo errado”, comentou.

No dia 08, todas as servidoras foram convidadas para uma demonstração de uso de maquiagem por representantes da Mary Kay. Além disso, as homenageadas puderam participar de uma palestra intitulada “Prevenção do câncer de mama, colo do útero e HPV”, com o objetivo de disseminar informações para combater avanços destas doenças. Segundo o Diretor Regional do Senac, Ahiton Lopes, o Dia Internacional da Mulher é uma data simbólica para homenagear todas as contribuições delas durante todo o ano. “Obrigado às nossas servidoras que atuam de forma tão assídua e compromissada para fazer a nossa instituição ainda mais reconhecida na excelência do ensino”, afirmou.DSC01400

A programação contou ainda com a realização da palestra “Mulher: Saúde e Segurança do Trabalho”, ministrada pelo enfermeiro e técnico em segurança do trabalho, Ítalo Cunha. A palestra foi proposta pelos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Senac – CIPA, e teve o objetivo de alertar sobre os riscos relacionados com o estresse para as mulheres no local de trabalho.

DSC01371

O Presidente do Sistema Fecomércio/MA, José Arteiro da Silva, deixou sua mensagem às mulheres senaqueanas

Em Bacabal

No Senac em Bacabal, as palestras “Mulher, saúde, motivação e autoestima” e, em ocasião do atual problema de saúde público – o surto do Zika Vírus, “Sem água parada, sem mosquito, sem vírus – Todos pela saúde” foram realizadas para todos do Senac na cidade, em parceria com a Secretaria da Mulher. Além disso, houve uma aula da dança que está se tornando popular no Brasil, a zumba, para todas as mulheres participantes do evento. No final, foram sorteados diversos brindes e serviços, como consultas ginecológicas.

1

Em Timon

No município de Timon, o Senac desenvolveu o projeto “A mulher em destaque na sociedade timonense”, que propiciou a discussão sobre o papel da mulher na criação e estabelecimento da cultura de uma sociedade mais pacífica e buscou a inclusão social trabalhando a sua importância no cenário timonense, dando destaque à ação da mulher empreendedora por meio da participação de consultores do Sebrae.

Na programação, uma palestra sobre o Empoderamento da Mulher e uma mesa redonda com consultores do SEBRAE sobre a mulher empreendedora como forma de valorização e incentivo ao empoderamento da mulher timonense; além de uma promoção de ações de embelezamento com o SPA das mulheres (higienização e corte-escova, realizados por alunas cabeleireiras, e massagem com embelezamento do pé e da mão, realizados por alunas manicures).

 

0f17d223-ea45-4f30-a05f-364cede912a1

Em Santa Inês

Mais de 150 atendimentos foram realizados em diversas áreas pelos alunos dos cursos de Cabeleireiro, Assistente e Depilador. Os atendimentos em hidratação, corte de cabelo e depilação foram os mais procurados.

“Na ação, identificamos tipos de cabelo e usamos as técnicas de corte e escova higienização e tratamento. O trabalho social recompensa muito”, afirmou a aluna do curso de Cabeleireiro Assistente, Laila Castro.

IMG-20160311-WA0044

Sobre o Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Neste dia, no ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women’s Trade Union League.

Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho. Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan “Pão e Rosas”, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de março como “Dia Internacional da Mulher”.

untitled-infographic

Compartilhe: