VI Fórum da Supervisão reúne profissionais do Senac em São Luís

A supervisora do Senac em Caxias, Ângela de Melo Santos, explanou sobre as ações da unidade e compartilhou suas experiências. Essa exposição foi realizada por todos os supervisores
A temática “Alinhamento do Modelo Pedagógico: Novas Perspectivas para a Orientação do Trabalho Docente” norteou a reunião dos dias 10 e 11 com os supervisores pedagógicos de todas as unidades do Senac no Maranhão. O encontro tem como objetivo dar suporte aos profissionais a partir do compartilhamento de avanços e dificuldades, no intuito de otimizar o trabalho e possibilitar um crescimento na produção de acordo com o propósito de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo.
Segundo o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes, o trabalho da supervisão mostra-se ainda mais importante quando é observado na Instituição, a autonomia do aluno, qualificado para desenvolver com maestria as técnicas repassadas pelos instrutores. “Os supervisores colaboram nesse processo, instruindo práticas e comportamentos necessários para que os instrutores possam agir com maior qualidade no ensino profissionalizante”, destacou.

Na foto, a gerente em exercício da Divisão Técnica, Maria Leuda, e o Diretor Regional do Senac no Maranhão, Ahirton Lopes
A prática da supervisão é entendida como o desenvolvimento de atividades de orientação, apoio e parceria com o docente ou grupo de docentes que lidera. O supervisor é o profissional que orienta o trabalho pedagógico desenvolvido na instituição educacional, tendo em vista garantir continuamente a elevação da qualidade do trabalho desenvolvido em prol do aprendizado dos alunos.
Neste contexto, a atuação pedagógica do supervisor junto aos docentes deve compreender a análise de situações reais da prática docente, orientar-se para o desenvolvimento de competências e contribuir para o desenvolvimento da autonomia, focando não apenas na sala de aula, mas em vivência profissional.
A gerente em exercício da Divisão Técnica, Maria Leuda Lima, destacou a relevância de encontros como este para o Senac, já que a equipe recebe maior suporte para atuar nas suas funções. “Quando o aluno recebe o seu certificado, é o atestado de competência dele, dos instrutores e da supervisão. É o resultado de uma equipe bem preparada para educar para o mercado de trabalho”, explicou.