Home

SENAC/MA

Cursos Profissionalizantes no Maranhão.

98 3198.1515

   Maranhão

21 de fevereiro de 2014, 19:59 - Por Assessoria de Comunicação

Fórum da Aprendizagem Profissional conta com participação do Senac/MA

site2O Senac/MA marcou presença no Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional e Inclusão de Jovens e Adolescentes no Mercado de Trabalho do Maranhão, realizado na manhã do dia 21 de fevereiro, no Auditório da Federação das Indústrias do Estado FIEMA. O evento foi lançado pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, e reuniu diversos jovens aprendizes, autoridades e imprensa.

Ex-aprendiz do Senac/MA, o agora gerente de frios e laticínios do Grupo Mateus, Wanderson Silva Lima, esteve presente na solenidade e compartilhou, com o público presente, sua experiência no programa. “Fazer esse curso no Senac me proporcionou muito conhecimento teórico importante para o que eu aprendia na prática, e essa questão de conhecer a dinâmica do comércio foi ensinada de forma incrível pela Instituição”, declarou. “É preciso que os jovens deem o primeiro passo e busquem qualificação profissional no lugar certo, com foco e determinação, para assim conquistar destaque no mercado de trabalho”, completou.

O ministro destacou a importância da instalação do Fórum como uma ferramenta que vai permitir um maior acesso aos jovens à política de aprendizagem. Hoje o estado do Maranhão tem potencial para incluir 16 mil jovens via aprendizagem e apenas 2.640 jovens conseguiram ser inseridos no mercado de trabalho. “A instalação do Fórum vai permitir uma mobilização com empresários locais para que eles cumpram a cota da Lei da Aprendizagem”, frisou o ministro.

Durante o Fórum, o ex-aprendiz Wanderson Lima recebeu uma homenagem por representar um dos vários casos de sucesso do Programa de Aprendizagem Profissional. Ao lado de seus colegas, também ex-aprendizes do Senac/MA, Guterres Costa, gerente de frios do grupo Mateus; e Marcos Vinícius Ferreira, subgerente de Hortifruti do grupo Mateus, Wanderson dedicou a placa de homenagem a todos que apoiaram sua trajetória profissional. Ao todo, cerca de 50 alunos de turmas em andamento do Programa de Aprendizagem desenvolvido pelo Senac/MA estiveram presentes no evento, acompanhados pela coordenadora do Posto Avançado do Centro de Educação Profissional de São Luís, Jacksiane Silveira. A Gerente da Divisão Técnica, Daniela Nogueira, também esteve presente, representando o Diretor Regional, José Ahirton Batista Lopes.

Lei do Aprendiz – O Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional – FNAP, foi instituído por Portaria nº 983, de 26 de novembro de 2008, tem por objetivo mobilizar e promover o contínuo debate entre as instituições que constituem, normatizam e fiscalizam as relações de trabalho, as entidades de formação profissional, e demais atores envolvidos com a proteção aos direitos de adolescentes e jovens.

Para atingir o objetivo de expandir a aprendizagem e promover o debate das questões pontuais em nível local, o Ministério constatou a necessidade de implantação de fóruns de aprendizagem nos estados.

site

Da esquerda para a direita: a gerente da Divisão Técnica do Senac/MA, Daniela Nogueira, representando o Diretor Regional José Ahirton Batista Lopes; o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, os ex-aprendizes Wanderson Lima, Guterres Costa e Marcos Vinícius; e a coordenadora do Posto Avançado do Centro de Educação Profissional de São Luís, Jacksiane Silveira

 

 

Compartilhe: